No dia 07 de julho de 2007, houve uma importante reunião com a empresa de Call Center BizTalking, que tem projetos de abrir um atendimento mais especializado para as pessoas surdas e deficientes auditivos. Estavam presentes o Diretor geral Emilio Vian Vieira, o Diretor Rogerio Escaleira, o Consultor e Professor Neivaldo Augusto Zovico, a intérprete de LIBRAS Andrea Venancio e o surdo piloto de kart, Edson Honório da Silva Junior, amigo dos diretores da Biztalking.
A reunião aconteceu depois que o Diretor Geral da Biztalking assistiu a palestra ministrada pelo Prof. Neivaldo na Evento CRM+Call Center IP. O professor falava na ocasião da dificuldade dos surdos consumidores de se comunicarem, apesar de existir equipamento específico para isso, o TS – telefone para surdos. A dificuldade deve-se à pouca disponibilidade do equipamento no mercado, à falta de assistência técnica ao equipamento e à sua incompatibilidade com o modo de vida atual. Os surdos pouco o usam, e as empresas somente suportam o equipamento para cumprir o Decreto 6523 do SAC.
“Nós os surdos acompanhamos a evolução das novas tecnologias, como o serviço de mensagens curtas via celular, o SMS e o Chat. Aproximadamente 90% dos surdos usam celulares. A grande maioria deles usa Chat na Internet para atendimento online”, dizia o prof. Neivaldo.
Depois que o Prof. Neivaldo apresentou o novo produto Videofone, os diretores perceberam a possibilidade de todos os surdos receberem um atendimento mais natural em Call Center, usando a linguagem LIBRAS – Lingua Brasileira de Sinais. Ficou claro também a importância dos call centers das Seguradoras receberem pedidos de assistência aos seus veículos via SMS.
Os diretores dizem que a sua preocupação vai muito além do Decreto do SAC e que gostariam de melhorar a acessibilidade a serviços para todos os surdos, que sofrem muito pois não conseguem se comunicar. O piloto de kart Edson também gostou da reunião e da grande preocupação da Biztalking com a maior acessibilidade aos surdos.
fonte : Prof. Neivaldo Zovico
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