sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tecnologia não chegou a popular para surdos




Estamos no ano de milenio, a tecnologia tais como TDD (telefone para surdos), sinalizadores de campainha, telefone, bebê choro, relógio despertador vibratório, etc ainda que não chegou a ser popular pois existem muitos surdos que ainda não conhecem nada principalmente nas cidades interiores e outros estados, porque a escola especializada para surdos, clínicas especializadas, repartições públicas, entre outros lugares onde surdos a frequentam muito, não divulgam as tecnologias para surdos, e continua os surdos sem saber nada e as vezes, as coisas tecnologia não melhoram muito e sim só um pouquinho, somente os aparelhos para surdez que é mais popular.

Governo Federal criou a nova Lei nº 10.098 de dezembro do ano 2000, que oferece aos surdos a eliminar a barreira de comunicação, bem, mas até agora a legenda na TV somente em Globo com poucos programas e nenhuma emissora está cumprindo, telefones especiais em diversos lugares mas foram instalados em poucos lugares, dificilmente as faculdades a aceitar os interpetes, existem muitos surdos a formar faculdade sem saber as coisas da faculdade, todos hoteis tem que adotar as tecnologias para que surdos possam hospedar e atender com sinalização de campainha, telefone, TV com legenda e outras coisas importantes.

Ninguém esta cumprindo com a nova Lei, pois na Europa e America do Norte que existem Leis e todos estão cumprindo.

Não fiquem esperando, e sim vocês tem direito de fazer reclamação e enviar para Governo Federal, Estadual, Municipal onde tem conselho para Assuntos da Pessoa Portadora Deficiência e até empresas telefonicas, vocês surdos são iguais como batalhadores e sim continue enfrentando as dificuldades para conseguir as coisas boas para o dia-a-dia.

Desejo boa sorte.

7 comentários:

  1. Olá, Neivaldo.

    Parabéns pela iniciativa de abrir um blog para compartilhar suas reflexões e por lutar para a melhoria da vida das pessoas surdas.

    Abraços,
    Neiva de Aquino

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor Neivaldo, muito bom o seu Blog. Gostaria de sugerir que tenha um espaço de informações de endereço de onde poderemos mandar reclamações sobre a acessibilidade ou esse espaço seja em seu Blog mesmo. Bom trabalho.

    Por exemplo: Eu solicitei uma pessoa ouvinte ligar para central mototaxista em Campo Grande e disse que somente a pessoa que necessita do serviço pode ligar do local que está. Então seria interessante mandar informações para associações de mototaxistas e taxistas sobre as solicitações dos surdos do serviço pelos ouvintes solicitados pelos surdos.

    Shirley Vilhalva
    Campo Grande - MS

    ResponderExcluir
  3. Quanto à necessidade de equipamentos de ajudas técnicas, conhecidos, acessíveis e livres de impostos estamos na mesma luta.
    Faço parte do grupo Sulp - Surdos Usuários da Língua Portuguesa e brigamos por legendas, disponibilidade de equipamentos, sinalização escrita em meios de transporte e terminais rodo-ferroviários, portos e aeroportos.
    Um abraço. E vamos lutar juntos por nossas necessidades comuns.

    ResponderExcluir
  4. Faço parte do grupo Sulp-Surdos Usuários da Língua Portuguesa e estive visitando seu blog, que tem muita informação útil e interessante.

    Como diz o nome do grupo somos surdos e deficientes auditivos que não nos expressamos usando libras mas sim a língua portuguesa. Nada temos contra libras, simplesmente a nossa história de vida nos conduziu por outros caminhos. Muitos somos póslinguais, outros oralizados, muitos usamos aparelhos auditivos, outros implantes, etc.

    Eu sou póslingual e pude estudar e trabalhar graças aos aparelhos auditivos.
    Existem necessidades divergentes (intérpretes de libras) mas existem necessidades convergentes: Teatro, cinema e TV legendados, despertadores e babás vibratórios, sinalização escrita em locais públicos, telefones especiais, etc.
    Nosso manifesto cuja cópia eu lhe envio pede às autoridades o reconhecimento de nossas necessidades específicas que devem somar-se às necessidades dos surdos usuários de libras.
    Não temos nenhum interesse em fomentar disputas ideológicas que muitas vezes aparecem criando campos de oposição entre "facções" de surdos. Somos Sulp e assim nos apresentamos, sem supor que representamos os surdos em geral.
    Acredito que a união é importante para que tenhamos respeitados nossos direitos à inclusão e à cidadania.
    Obrigada pela atenção
    Sônia M.Ramires de Almeida
    Nosso blog é:
    http://www.sulpsurdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/







    --------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  5. Soramires, concordo com vc, o importante é fazer a união para ficar em um só, e cada um tem direito de comunicação diferente.
    Vamos juntos a formar união.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Professor Neivaldo!
    Quero lhe parabenizar por tudo , pelo proficional que você é, pelo exemplo de pessoa que luta e está sempre preocupado com toda a Comunidade Surda.
    desde que lhe conheci não posso negar a adimiração e respeito que tenho pela sua pessoa, sou muito feliz por ter-lo como um amigo e estarei sempre torcendo por voc~e. Sucesso e uma Feliz e santo Natal um 2010 iluminado . abç Geraldo/Francisa e Rafael.
    Associação dos surdos de Limeira.

    ResponderExcluir
  7. ADOREI A MATÉRIA ACHO Q TDS TEM DIREITOS IGUAIS, NÃO IMPORTA QUAL SEJA SUA DEFICIENCIA. ¨VAMOS EM FRENTE E TD VAI DAR CERTO.. A TECNOLOGIA ESTA AVANÇANDO MT RÁPIDO. BJK PROF DE ED,.INFANTIL. MARA REGINA

    ResponderExcluir