quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coordenador Nacional de Acessibilidade da FENEIS visita X - Feira REATECH 2010

Pela décimo ano foi realizada a importante Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – REATECH dos dias 14 a 17 de abril no Pavilhão de Exposições Imigrantes na cidade de São Paulo.

Evento realizado por diversas instituições filantrópicas e empresas que vendem produtos para pessoas com deficiência, também contou com a participação de surdos em 4 dias de palestras, todas interpretadas em língua de sinais. A maioria das palestras tinham foco para familiares, profissionais da área da saúde e o público em geral, interessado pelo tema.

A Feira é muito importante e também é um espaço onde os surdos podem conhecer melhor sobre a importância da FENEIS e seus trabalhos voltadas à comunidade surda.

Aproximadamente todo o ano a feira é visitada por 40 mil pessoas que circulam por todos os setores da Feira, entre educadores, educadores de LIBRAS, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, empresários, familiares, pessoas com deficiência em geral.

O público surdo interessado em se aprofundar sobre as novas tecnologias de comunicação diversos livros e materiais da comunidade surda como materiais didáticos diferentes, camisetas com desenhos em LIBRAS, DVD’s e outros e também outras instituições que prestam serviços para surdos e outros deficientes.

A visitação dos surdos tem aumentado muito a cada ano, comparecendo surdos de outras cidades e estados para conhecer a Feira REATECH. Ao final do evento no domingo dia 17 de abril as 19 horas, os surdos ainda continuavam conversando como sempre.

O foco da visita do Coordenador de Acessibilidade para Surdos é preocupar-se em como melhorar a acessibilidade para surdos com as empresas de atendimento, na venda de produtos para pessoas surdas e em todas as suas necessidades do dia a dia.

O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis – Prof. Neivaldo Zovico foi convidado para fazer duas palestras uma no auditório da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no dia 16 com o tema “Comunicação dos Surdos através de SMS” e outra palestra onde foi convidado pela Fundação Selma no Auditório X Seminário de Tecnologia de Reabilitação e Inclusão com o tema “A Língua Portuguesa e a Acessibilidade para Surdos”.

O auditório da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi lotado por causa da importância da palestra sobre o tema “Desafios na Profissionalização do tradutor/Interprete de Língua de Sinais e do Guia-Interprete”, com a presença de 4 pessoas intérpretes entre eles : Odirlei Farias da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Regiane Eufrausino da Movimento Pró-Interprete, Juliana Fernandes do Setor de Interprete da FENEIS-SP e Elizabeth Figueira da APILBESP, a palestra foi bem e houve a discussão sobre a formação de profissional de interprete de LIBRAS e também a postura dos interpretes de LIBRAS, por isso que é importante a participação de diversas empresas para contratar profissionais.

O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos, Prof. Neivaldo visitou todos os estandes das empresas que tem tecnologia de comunicação e também outras tecnologias destinadas a comunidade surda.

A empresa ILIBRAS BRASIL Contact Center é uma empresa prestadora de Serviços de Intermediação da Comunicação entre Surdo e a Ouvinte usando a tecnologia que são mensagens SMS, chat on line e email para a via oral e vice versa, facilitando a comunicação entre surdo e ouvinte quebrando as barreiras de comunicação onde o Eduardo Parise que explicou.

A outra tecnologia que é trazido pelo Alexsandro Grade nos EUA, VIABLE BRASIL que é Serviço de Intermediação por Video Chamada onde o surdo quer comunicar com ouvinte, e o surdo comunica em Língua de Sinais em vídeo chamada para a intermediadora e fala para a ouvinte em via oral ao mesmo tempo.

Foi visitar a IAD – Instituto Acessibilidade para Diversidade, atendido pelo Rafael Parlatore, que é uma entidade OSCIP que tem missão principal a inclusão social de pessoas surdas e cegas, proporcionando as ferramentas apropriadas de acesso à informação através de legenda e áudio descrição na tv em todo o Brasil conforme portaria de MC nº 310.

A outra empresa onde Simone Rudnitzki, que também tecnologia para surdos é NEOCULTURA, onde poderá ler a interpretação de LIBRAS no aparelho onde é emprestado do Museu de diversos áreas, assim o surdo poderá entender sobre o que o guia turístico explicar durante a visitação do museu.

A nova tecnologia para economizar os surdos durante o aparelho para surdez é que novas baterias recarregáveis, Cibelly Saboya da empresa explica SOLAREAR acaba de lançar novos produtos que é o aparelho para carregar as baterias com a energia solar onde poderá expor o sol ou a lâmpada de energia.

No stand da Koller, onde Alexandre Sayão fala que vende produtos para surdos tais como relógios despertadores e pulsos vibratórios importados para pessoas surdas a despertar para ir ao trabalho e também escola, estão desenvolvendo os sinalizadores para choro do bebê e campainha que ainda não está no mercado e ainda fabrica a TS – Telefone para surdos mas na verdade os surdos não estão usando porque já tem nova tecnologia que é mais pratico para surdos a comunicar como SMS e chat da internet.

Diversos estandes onde tem curso de LIBRAS que os professores são formados de Letras/LIBRAS que formaram neste ano e a turma é de 2006, alguns professores que estão trabalhando nos cursos de LIBRAS e outros são instrutores pois ainda não tem formação de Letras/LIBRAS mas infelizmente existem alguns ouvintes estão dando aulas de LIBRAS sem a formação de Letras/LIBRAS.

Diversas empresas grandes portes que necessitam vagas para pessoas com deficiência, e já tem interpretes de LIBRAS assim facilitam os surdos a fazer o cadastro de empregos para o mercado de trabalho por causa da Lei de Cotas que está exigindo muitas vagas para deficientes.

Finalmente, a minha conclusão, observei que diversas empresas que prestam serviços para surdos não contrataram intérpretes de LIBRAS para atender os consumidores surdos durante a visita, ignorando as regras para contratação desses profissionais para eventos. Em alguns estandes, havia pessoas inexperientes, ou mesmo que não sabiam nada de língua de Sinais, prejudicando a acessibilidade de conteúdo dos visitantes surdos da Feira. Espero que ano que vem, essas mudanças ocorram e que os Surdos tenham atendimento especializado com pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais em cada estande.


Novo aparelho da NEOCULTURA exposto da X REATECH, possibilita O Surdo saber em Libras o que o guia turístico fala nos museus.


Funcionaria da Feneis - SP, Carmem na X Feira REATECH divulgando os trabalhos e diversos materiais comercializados na Feira para o público surdo.


Com a Cibelly Saboya da Solarear ao lado do prof. Neivaldo com a demonstração do produto que é carregador de pilhas para aparelho para surdez.


Alexsandro Grade possa ao lado com Coord. Prof. Neivaldo durante a Feira trouxe a tecnologia de comunicação que é vídeo chamada que é VIABLE BRASIL.


Clarissa Sanches ao lado do Coord. Prof. Neivaldo sobre a importancia de inclusão de legenda nas emissoras de televisões do Brasil.


Eduardo Parise da Empresa ILIBRAS possa ao lado do coordenador Prof. Neivaldo a respeito sobre comunicação atraves de serviço de intermediação onde o surdo poderá comunicar com pessoas ouvintes com sistema de SMS, chat on line e email.


Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis, Prof. Neivaldo Zovico foi convidado pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiencia e Mobilidade Reduzida para falar sobre a importancia dos Surdos na comunicação que é SMS tipo torpedos.


Odirlei Farias da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiencia e Mobilidade Reduzida, com a Regiane Eufrausino da Movimento Pró Interprete, Juliana Fernandes do Setor de Interpretes da FENEIS-SP e Elizabeth Figueira da APILBESB que fala sobre a importância DOS Desafios Profissionalização do tradutor/Interprete de Lingua de Sinais e do Guia-interprete.


No auditorio da Prefeitura foram lotados, a Presidente da APILBESP Elizabeth Figueira que fala sobre Desafios na Profissionalização do tradutor/Interprete de Lingua de Sinais e do Guia-interprete.


Cood. Prof. Neivaldo faz a palestra sobre a “Lingua Portuguesa e a Acessibilidade para Surdos” no auditorio do evento X Seminario de Tecnologia de Reabilitação e Inclusão.

fonte : Neivaldo A. Zovico

Um comentário:

  1. Maravilha Coordenador Zovico, continue sempre informando para comunidade surda e ouvinte,

    Shirley Vilhalva
    Mato Grosso do Sul

    ResponderExcluir