domingo, 25 de março de 2012

Audiência Pública do ANCINE sem interprete de LIBRAS para Surdos


Foram divulgadas em Audiência Pública as criticas sobre as minutas das Instruções Normativas que regulamentaram a Lei 12.485/2011 da  Comunicação Audiovisual no Serviço de Acesso Condicionado – SEAC.
A  Audiência Pública aconteceu no dia 13 de fevereiro no auditório da Cinemateca da Vila Mariana – São Paulo, realizado pela ANCINE – Agência Nacional de Cinema.  O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos, Prof.  Neivaldo  A.  Zovico se interessou em fazer a inscrição para o evento, solicitou o interprete de LIBRAS para a Ouvidoria da ANCINE.O ouvidor Valério N. Vieira lamentou  não ter condições para arcar com  as despesas para interpretes de LIBRAS e prometeu que na próxima audiência  haverá  interprete de LIBRAS .O Prof. Neivaldo esperará  a próxima audiência e as criticas  serão  feitas  para a regulamentação da Lei.
O  Prof. Neivaldo compareceu ‘a recepção da Audiência Pública e fez o sinal SOU  SURDO, LIBRAS, a moça da recepção pediu para aguardar e ele  esperou  quase 30 minutos e ninguém apareceu ,enquanto isso a audiência havia começado. Encontrou  surdos oralizados e eles disseram que não havia interprete de LIBRAS . Foram ao auditório pois eles entendem bem a leitura labial mas o Prof. Neivaldo não consegue entender tudo em leitura labial, causando-lhe frustração .
Diante disso tudo, o Prof. Neivaldo levou ao auditório diversos cartazes  com a seguinte frase: “CADÊ NOSSO DIREITO” – INTERPRETE DE LIBRAS”, mostrou ao público e entregou aos responsáveis pela mesa que apresentavam  as propostas de regulamentação da Lei, estes não demonstraram  preocupações  sobre a acessibilidade para Surdo. O Prof. Neivaldo sentou-se na frente  exibindo o cartaz que foi fotografado e filmado por profissionais que ali estavam.
O Prof. Neivaldo diz que se sentiu excluído pela ANCINE que não demonstrou preocupação com o atendimento ao surdo e também por não providenciar  interprete de LIBRAS. Como  haviam muitos diretores, roteiristas, empresários, funcionários e etc., o Prof. Neivaldo  queria sensibiliza-los e apresentar a proposta sobre acessibilidade para surdos para esta regulamentação de Lei , no Brasil existem 9,7 milhões de surdos e a Lei de Acessibilidade foi feita há mais de 12 anos ,mas ainda hoje não é respeitada.
Isso é uma vergonha!!! O Prof. Neivaldo ficou sentando sem entender as informações que eram passadas, desistiu e foi embora. A ANCINE não o procurou  para esclarecimentos sobre o fato.
De agora em diante  as Agências Nacionais de diversos setores deverão se preocupar com a acessibilidade para Surdos, dizem que os Surdos não participam de nada, lógico que não participam, não tem acesso. A Presidente Dilma assinou o decreto Viver sem Limite com investimento de milhões e onde está esse dinheiro ??
Fonte : Neivaldo A. Zovico

3 comentários:

  1. Esta cena foi lamentável!!! UM ABSURDO!!! Dinheiro para aumentar os salários dos políticos o país tem!!! Como o texto diz, o professor só pode ter se sentindo frustado mesmo com tal situação. Também...ANCINE não tem vergonha???

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo, uma falta de respeito total!!

    ResponderExcluir
  3. Deocélia e Lelma,

    Sim é um ABSURDO e vergonha do Brasil que não tem preocupação com os surdos e fui lá e fui embora ninguem me preocupou nada.
    Bem, está na hora de minha luta contra ANCINE para aprender a respeitar acessibilidade para Surdos.
    Obrigado pela companhia.
    Abraços
    Prof. Neivaldo Zovico

    ResponderExcluir