domingo, 25 de março de 2012

Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos participou do debate sobre o Projeto de Lei torpedo mais barato para Surdos


Aconteceu em Brasília, no dia 29 de fevereiro, no plenário 07 – Ala Alexandre Costa, no Senado, a discussão sobre o Projeto de Lei PL 238/2008 do Ex-Senador Flávio Arns  “Tarifas mais baixas nos serviços de mensagens de texto para usuários de celulares  surdos  ou deficientes da fala” que deverá ser votado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.
Compareceram diversos representantes de instituições para justificar a importância de tarifas baixas para as pessoas surdas, como o Presidente da Comissão Eduardo Braga, o Relator do Senador Paulo Paim, o Presidente do CONADE Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Moisés Bauer, o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Antonio José Ferreira, o Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis Prof. Neivaldo Augusto Zovico, o Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel e Pessoal Eduardo Levy, o Presidente do Sindicato de Interpretes, Tradutores e Guia-Interpretes do DF Michel Platini e o Superintendente de Serviços Privados da Anatel Bruno Ramos.
A audiência iniciou-se com o Presidente da Comissão Eduardo Braga, pronunciando que o Projeto de Lei deverá ser aprovado conforme a decisão da Comissão que tramitará no Senado e que também incluirá uma emenda na MP 549/2011, que ainda tramita na Câmara, permitindo zerar impostos dos equipamentos e serviços que promovam a acessibilidade para pessoas surdas.
Durante a audiência, vários representantes das instituições de pessoas com deficiência discursaram sobre a importância do Projeto de Lei “Tarifas mais baixos para pessoas surdas ou deficientes da fala”.
O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis, Prof. Neivaldo, iniciou seu discurso agradecendo a todos o convite pela sua  participação na audiência pública e também o apoio aos surdos sobre as tarifas mais baixas, que há muito tempo estava guardado na gaveta. Explicou que no Brasil a população surda tem dificuldade em se comunicar por mensagem devido aos altos valores cobrados por esse serviço e que futuramente o SMS mudará por causa da tecnologia evoluída e que o acesso a internet nos celulares  poderá ajudar a melhorar a comunicação dos Surdos através de Videochamada. Alertou ainda que não existem equipamentos para serem usados em casos de emergências pelo surdo como chamar a policia, bombeiro ou resgate e sobre a importância em ter uma Central de Intermediação para a Comunicação do surdo com o ouvinte, onde o surdo transmite a mensagem escrita para a central que passará oralmente ao ouvinte.
Antonio José Ferreira frisou que a ciência e a tecnologia  garantem a equiparação de oportunidades para as pessoas com deficiência.
O telefone celular e a internet eliminam ou diminuem as dificuldades de comunicação enfrentadas por quem tem deficiência auditiva ou de fala. Há anos  um surdo e um cego não se comunicam sem o auxilio de um interprete. ¨Hoje é possível, sou cego e tenho me comunicado muito bem com pessoas com deficiência auditiva¨, argumentou  Moises Bauer.
O relator Paulo Paim fez sua apresentação reiterando que os avanços científicos e tecnológicos são essenciais para ampliar a acessibilidade e portanto, a inclusão social dessa parcela da população.
Fonte : Neivaldo A. Zpvico
  O Presidente da Comissão, Senador Eduardo Barbosa convidou o Coordenador Prof. Neivaldo Zovico para falar sobre o discurso da comunicação dos Surdos no Brasil.
O Presidente da Comissão, Senador Eduardo Barbosa que presidiu a Comissão.
 O Relator, Senador Paulo Paim reconheceu que a comunicação dos Surdos é importante por causa da inclusão social no Brasil e deverá incentivar os Surdos.
 Coordenador Prof. Neivaldo explica que os surdos tem igualdade aos todos por isso que é direito de ter a comunicação com tecnologias melhores e avançadas com preço justo. 
O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos Prof. Neivaldo fala sobre a tecnologia de comunicação para o Presidente do Sindicato dos Interpretes de Distrito Federal.

4 comentários:

  1. Olá Neivaldo.
    Estou desenvolvendo um aplicativo para web voltado para letramento de surdos como requisito parcial à obtenção do título de bacharelado em Ciência da Computação.

    Gostaria de trocar algumas ideias contigo a respeito, é possível?

    ResponderExcluir
  2. O acesso as novas tecnologias é um passo muito importante na inclusão das pessoas com deficiência, acho que é necessário uma mobilização social maior para que mais pessoas possam lutar pela causa, já que, como foi dito as tarifas dos serviços de sms e internet ainda são muito altos em nosso país restringindo seu acesso a poucos. Parabéns pelo blog, Levar informação as pessoas sobre este tipo de luta é um trabalho muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Thainá Vivas,
    Prazer em conhecer e se precisar poderá marcar uma reunião comigo para trocar as informações importantes.
    Aguardo o seu retorno.
    Grato
    Prof. Neivaldo Zovico

    ResponderExcluir
  4. Eloisa,
    Eu agradeço muito pelo elogio, e também estou com a luta muita ardua, e estamos juntos com a comunidade surda e também ouvintes para mostrar aos todos que os surdos necessitam a comunicação importante.
    Abraços
    Prof. Neivaldo Zovico

    ResponderExcluir