quarta-feira, 22 de julho de 2009

SOM E FÚRIA – Mini série BRASILEIRA DA REDE GLOBO SEM LEGENDA

Quinta feira, dia 09/07, na Rede Globo, houve a exibição do primeiro capítulo da mini série brasileira SOM E FÚRIA dirigida pelo renomado diretor Fernando Meirelles.
Porém, o diretor esqueceu-se dos surdos, pois não usou a legenda em português na produção.
Enquanto a sociedade brasileira apreciava, a comunidade surda só observava as cenas, sem noção do conteúdo apresentado.
A mini série de muito sucesso no Brasil, também foi apresentado no Festival Internacional de Projetos para Televisão Roma Fiction Fest 2009.
A Rede Globo teve alto Ibope na exibição, mas infelizmente a emissora cometeu este erro não considerando a necessidade da Comunidade Surda já expressa em Projetos de Lei que alteram a Lei de Acessibilidade, que tramitam na Câmara e Senado Federal, para a adoção de legenda em filmes nacionais e em exibições de peças teatrais, permitindo que a Comunidade Surda acompanhe o conteúdo exibido.
Somos mais de 6 milhões de Surdos e Deficientes Auditivos no Brasil e como todos os outros cidadãos brasileiros gostam de apreciar a Arte Cênica, em todas as suas manifestações: cinema, teatro e televisão.
As pessoas idosas também estão perdendo a audição e são beneficiadas com a legendagem.
A Campanha “Legenda para quem não Ouve, mas se Emociona!” está lutando para que os diretores brasileiros reconheçam e usem a legenda nos filmes nacionais.
Na Câmara Federal tramita o Projeto de Lei 1078/2007 de autoria do Dep. Mauricio Rands PT-PE http://www.camara.gov.br/sileg/integras/460132.pdf e apensado ao Projeto de Lei 256/2007 de autoria do Dep. Eduardo Barbosa PSDB-MG http://www.camara.gov.br/sileg/integras/438182.pdf
No Senado Federal tramita o Projeto de Lei 188/200 de autoria do Senador Flavio Arns PT-PR http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/13176.pdf
Com a aprovação destas propostas, as distribuidoras de filmes e os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a legendar as obras exibidas ou a oferecer interpretação do texto correspondente.
A iniciativa dos projetos visa garantir o acesso à produção cultural aos deficientes auditivos por meio da legenda.
É necessário que os produtores nacionais de filmes e peças de teatro e qualquer produção cultural, pensem nessa parcela da população e ao produzirem seus espetáculos incluam sempre legendas nos filmes.
O Povo Surdo agradece quem apóia essa idéia.
Para saber mais destes projetos, acesse:

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo com sua manifestação, a legenda permite que não somente surdos e deficientes auditivos possam assistir e entender o conteúdo do programa assim como pessoas idosas que perderam parte da audição.
    Lembro o aspecto de que surdos somos consumidores, então devemos alertar o patrocinadores para essa falha da emissora.
    Temos uma campanha nesse sentido no blog:
    http://www.sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com
    e também participamos da campanha legendanacional.
    Não encontrei no site da globo um endereço para mandar essa reclamação.

    ResponderExcluir
  2. É importanteee! Vamos lutar! Devemos respeitar a diminuicação da perda da audição também!

    Quero que vc fale sobre uma nova carteira da identidade com chip.

    Obrigada!

    Abs
    Kel

    ResponderExcluir