terça-feira, 28 de julho de 2009

Secretario de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sr. Luiz Baggio Neto recebe a equipe de luta pela acessibilidade para surdos e D.A.

O secretario interino de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sr. Luiz Baggio Neto e Assistente Técnica Geni Aparecida Favero recebem a equipe de luta pela acessibilidade, os representantes presentes foram Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da FENEIS Sr. Neivaldo Augusto Zovico, a interprete de LIBRAS Srta Andrea Venâncio, a psicóloga do Portal do Surdo Sueli Okubo e executivo da Empresa Gênia Tecnologia Sr. Carlos Paiva.
Na reunião aconteceu na própria secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência localizada no Memorial da América Latina, foram discutidas as necessidades atuais do Povo Surdo. O foco da reunião foi a apresentação das necessidades dos Surdos para a comunicação, uma vez que, quando falamos em acessibilidade para Surdos, os entraves estão todos nos meios pelos quais esta se dá.
Assim, foram apresentadas as soluções tecnológicas existentes, como o uso dos celulares através de envios de SMS, comunicação via vídeo no celular com a tecnologia 3G, uso de internet para a comunicação via CHAT e vídeo conferência e o TDD (telefone para surdo).
Um ponto importante abordado na reunião foi a constatação do decréscimo no uso dos telefones para surdos. Já é de amplo conhecimento, que esta tecnologia está ultrapassada e que hoje podemos equiparar os Surdos e os ouvintes quando o assunto é tecnologia. Assim, é raro como no mundo dos ouvintes encontrar um surdo que não tenha aparelho celular para conversação via SMS com suas famílias, quando necessitam comunicar-se à distância.
Também é bastante comum haver pelo menos um computador na casa do Surdo, pois melhor na vida diária destes, são muito similares com o daqueles que não possuem qualquer deficiência. Ou seja, tecnologia chegou em todos os lares.
Por fim foi apresentada nova tecnologia já amplamente usada no exterior que é a comunicação via vídeo e a promessa de muitos projetos com a Secretaria foram acertados.
O secretário fez comentário interessante sobre o assunto, quando disse que ele foi o primeiro político a solicitar a instalação de um aparelho TDD num órgão público, isso há mais de 15 anos no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Ele diz: “lembro-me que quando solicitei, o aparelho era muito rudimentar e se isso já era obsoleto na época em que eu solicitei, imagine hoje”.
Aproveitamos a reunião apresentando a nova tecnologia já amplamente usada no exterior que é a comunicação via vídeo e a promessa de muitos projetos com a Secretaria foram acertados.
Na oportunidade , o coordenador ainda visitou o Sr. José Oliveira Justino, Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência e mais projetos futuros foram conversados e também sobre a isenção de impostos dos equipamentos para surdos.
Fonte : Equipe Portal do Surdo

O Coordenador Sr. Neivaldo mostrou o videofone para Dr. Baggio e Geni Favero com a interprete de LIBRAS, Andrea Venancio, o Executivo Carlos Paiva.

Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Sr. José Justino, o Executivo Carlos Paiva e o Coordenador Sr. Neivaldo Augusto Zovico

Nenhum comentário:

Postar um comentário