quarta-feira, 3 de março de 2010

Quando as crianças surdas vão ser aceitas em brinquedoteca sem que os pais passem por ato de discriminação?


Ontem eu, a Shirley Vilhalva e Karin Strobel passamos por um processo de discriminação no Hiperpermercado Angeloni, do bairro Beira-mar da cidade Florianópolis SC.
Eu e a Karin Strobel íamos deixar pela quarta vez (nas três primeira vez a atendente era jovem e de boa vontade, aceitou o Rick sem problema) o pequeno ‘Rick’, o Richard Strobel, surdos, de 4 anos na brinquedoteca e a senhora atendente disse que ele só poderia ficar se tivesse uma pessoa que o acompanhasse por ser Richard deficiente, pois é a regra da Angeloni.
Imagina... Foi um sentimento terrível.
Eu não chorei porque estava ali e tínhamos que fazer algo, mas registramos a queixa na ouvidoria do Angeloni.
Doeu, mesmo!
Explicamos que somos somente surdos, mas a senhora (mal humorada e de má-vontade , por sinal) responsável da brinquedoteca disse que todos deficientes tem ter acompanhamento me mostrando a placa indicativa que apenas dizia que não era permitido acompanhante exceto em caso de pessoa com necessidades especiais.
Eu e Karin Strobel fomos falar com a chefia nessa altura muito nervosa, tentei me acalmar e conseguimos que fosse autorizado que ele ficasse.
Voltamos na brinquedoteca e a recepção foi mais desagradável ainda ao olhar ao rosto da atendente apavorada e a expressão dizia tudo, entendemos o recado da expressão fácil (Como se dizesse: “O que vou fazer com um surdo aqui?”) e resolvemos não deixar mais o Rick lá (o próprio Rick que normalmente sempre adora ficar nestes espaços, que era difícil fazê-lo sair.. nesta ocasião o Rick queria sair assustado sem entender porque a senhora atendente fez uma expressão fisionômica demonstrando que ele não e bem-vindo!)
Voltamos na Ouvidoria fizemos a queixa e sugerimos treinamento para os profissionais do Supermercado Angeloni - Beira Mar.

Shirley Vilhalva e Karin Strobel
28/01/2010

5 comentários:

  1. É lamentável este tipo de ocorrido. Tenho amigos surdos e não os trato diferente de ouvintes.

    Com esse tipo de tratamento a pergunta é: Quem se mostrou "deficiente"?

    ResponderExcluir
  2. Ministério Público neles, Shi e Karin! Isto já é discriminação (que eu saiba, sob pena da Lei). Processo neles!

    ResponderExcluir
  3. Excelente!
    Devemos com certeza lutar pela igualdade e valorização da cultura e comunidade surda.

    "Valorizar o proximo e valorizar-se a si mesmo."

    ResponderExcluir
  4. Que horror!!! todas as crianças surdas tem direito de participar qualquer lugares!!! Não vou por os meus pés no Hipermercado!.

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO ISSO UMA POUCA VERGONHA....POR ISSO QUE O BRASIL NAO ANDA PRA FRENTE,DIREITOS TEM QE SER IGUAIS E PRA TODOS....
    PROCESSO NELES MESMOS!

    ResponderExcluir