segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coordenador de Acessibilidade da FENEIS participa de discussão sobre atendimento via SMS aos serviços emergenciais 190 e 193

Aconteceu no dia 27 de maio deste ano as 9 horas, no Escritório Regional da Anatel em São P;.aulo. Foram convidadas diversas pessoas ligadas a comunidade surda para assistirem a apresentação da nova tecnologia para atendimento dos surdos em casos de emergência.

Abriram a sessão: Carolina Lavorato e Felipe de Lima ambos da Anatel, Lilian Cristina da Silva – Tenente Coronel PM – Diretoria de Policia Comunitária e de Direitos Humanos e Marcos Pellegrini – Secretário Adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Participaram deste audiência, representantes das todas as operadoras de telefonia celular do BR, ONGs, membros da Coordenadoria Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis, Prof. Neivaldo e Carlos Paiva e policiais de diversos batalhões da Polícia Militar.

A Tenente Lilian e o Secretário Marcos, pediram desculpas por não haver intérprete de LIBRAS na audiência que contou com a participação de um surdo, o Sr. Neivaldo Zovico, Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da FENEIS.

O encarregado de apresentar a implantação do atendimento SMS aos serviços emergenciais 190 e 193 foi o Tenente Coronel Priell que fez o seu discurso focado na importância da melhoria no atendimento e o uso de tecnologias adequadas para atendimentos emergenciais a essa população. O Ministério Público já cobra a implantação dessa solução há mais de 3 anos da Anatel, e a mesma relatou que o serviço acontecerá até 01 de dezembro deste ano.

Depois da apresentação do Tenente Priell foram abertas as palavras para as pessoas presentes e o Prof. Neivaldo Zovico manifestou-se, enfatizando a importância da presença de intérpretes de Libras em eventos como esses, abertos ao público e com convidado surdo. Também enfatizou a importância da implantação desta solução para atendimento dos Surdos, em casos de emergência, pois segundo pesquisas realizadas pela Equipe da Coordenadoria Nacional de Acessibilidade da Feneis, os TTS – Terminal Telefônico para Surdos, hoje não são usados pela população surda. Estão abandonados e não são práticos no dia a dia de uma emergência, pois não são facilmente encontráveis. Também foi evidenciada a importância da instalação do mesmo tipo de atendimento para outros serviços voltados à população como SAMU, Disque Denúncia e outros através do contato por SMS.

Por fim, o Prof. parabenizou o trabalho do Grupo de Trabalho dos responsáveis pela implantação da solução, desejando sucesso a todos.

Durante a apresentação, o Tentente Coronel Priell explica como é o funcionamento do atendimento SMS para surdos.

Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos, Prof. Neivaldo manifestando sua opinião pela falta de intérprete de LIBRAS no evento, e também sobre o baixo uso dos TTS – Terminal Telefônico para Surdos que hoje em dia estão praticamente extintos e são difíceis de localizar.

Fonte : Neivaldo Augusto Zovico

Um comentário:

  1. É um absurdo não ter tido um intérprete na reunião sobre a acessibilidade aos surdos! Enfim, a causa é importante e justa.

    ResponderExcluir