domingo, 19 de junho de 2011

Coordenador Nacional de Acessibilidade participa de Passeata em Brasília a favor da Educação Bilíngue para Surdos

Em 2010 durante a Conferência Nacional de Educação, a comunidade Surda teve suas propostas mais importantes para a área de educação rejeitadas. Mais tarde, neste mesmo ano, declarações da assistente da secretaria de Educação Especial do MEC Martinha Claret não foram bem vistas pela comunidade surda, quando ela deu uma declaração na revista da FENEIS dizendo que os surdos não têm cultura. Nessa mesma entrevista, ela anunciou a pretensão em fechar o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos até o final de 2012 e também o IBC – Instituto Benjamin Constant de ensino de cegos, para a mudança desses alunos para o sistema de inclusão.

Por conta destes acontecimentos que deixaram os Surdos insatisfeitos e frustrados um grupo liderado pela surda Mariana Hora e a equipe da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos liderada pela Diretora de Politicas e Educacionais Doutora Patricia Rezende, organizaram-se para a realização de uma passeata em Brasília nos dias de 19 e 20 de maio.

Iniciou-se um movimento intenso de comunicação entre as lideranças surdas de todo o país através de tecnologias amplamente usadas entre eles como Facebook, e-mails e SMS, que movimentou todas as pessoas ligadas à Educação especial de Surdos.

Professores surdos, pais de surdos, simpatizantes de surdos, mestres e doutores de Educação de Surdos, interpretes de LIBRAS, ouvintes, etc. em todo o Brasil ajudaram na organização da passeata com faixas de manifestação a favor da Educação de Surdos e também solicitando audiências com as autoridades do Governo.

No dia 19 de maio de manhã em frente ao prédio do MEC – Ministério da Educação e Cultura, estiveram reunidos 300 surdos e ouvintes com diversas faixas, lideres surdos e diretores da Feneis. Os Lideres Surdos, Diretores da FENEIS, Doutoras de Educação de Surdos, Presidente do CONADE, Sr. Moises Bauer; Presidente da FENAPAES, Sr. Deputado Eduardo Barbosa; Presidente da FENAVAPES, Sr. Marcos Gonçalves foram atendidos pelo Ministro da Educação, Sr. Fernando Haddad para receber uma pasta com documentos e declarações que a comunidade surda e a FENEIS fizeram solicitando que a nossa Educação seja continuada e que respeitem a Escola Bilíngue para Surdos e também as propostas de Educação para Surdos no PNE, Plano Nacional de Educação.

Quando terminaram a reunião no MEC, o grupo caminhou até Assembléia Legislativa de Brasília, onde senadores os receberam.

Houve pronunciamento da Dr. Patricia Rezende onde estiveram presentes os Senadores Lindberg de Farias, Wellington Dias, Rodrigo Rollember e Eduardo Suplicy, deputados Federais Eduardo Barbosa e Mara Gabrilli e Deputada Federal do Distrito Federal, Erika Koika. Após o discurso, a Dra. Patricia Rezende e a Presidente da Feneis, Dra Karin Stroebel entregaram as pastas com documentos e pediram para o Senador Lindberg Farias e outros senadores e deputados que analisassem o pedido sobre a Educação Bilíngue para Surdos.

Quando terminou a audiência, a Dra. Patricia Rezende foi entrevistada pelas diversas emissoras de TV e jornalistas falando sobre a importância da continuidade da Escola Bilíngue para Surdos e a importância incluindo nossos direitos linguísticos.

Após o almoço o grupo de surdos caminhou até o Prédio do MEC e também outros prédios em anexos fazendo barulho na frente do prédio onde trabalham Claudia Dutra da Secretaria Especial do MEC e Martinha Claret – assistente técnica da Secretaria Especial do MEC, permaneceram no local das 15 horas até o escurecer do dia.

No início da noite, foram até a Assembléia Legislativa de Brasília e acenderam velas em formato de um laço representando o símbolo universal da luta de uma minoria ao redor do mundo.

No dia 20, o grupo foi até o Museu Nacional de Brasília, com caminhão de som e interpretaram em língua de sinais o Hino Nacional Brasileiro.

A aglomeração reuniu aproximadamente 4 mil pessoas e também receberam especialmente a Elke Maravilha para representar em favor da nossa Educação, a Escola Bilíngue para Surdos, e também a ex-Miss Brasil Surda Vanessa Vidal. Cada pronunciamento no caminhão de som teve interpretação com voz para que a população se Brasília também pudesse entender o manifesto a passeata seguiu até o Congresso Nacional onde houve apresentação de teatro dos surdos, dança de garotas surdas e pronunciamentos de cada líder de Estado de organizações surdas de todo o país.

Mais tarde, o grupo de lideres surdos, diretores da FENEIS e doutores de Educação de Surdos se dividirem para ir em dois lugares : no CONADE – Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência e na Procuradoria Geral da Republica do Brasil, onde foram apresentadas e entregues as pastas com documentos de dossiê.

O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis, Prof. Neivaldo Zovico foi com grupo de Surdos, Paulo Bulhões – Vice Presidente da Feneis, Moryse Saruta – Diretora Regional de São Paulo, professores Claudio Mourão, Cristian Strack, Ana Paula Jung e Doutora de Educação para Surdos Nídia de Sá Limeira e outros membros foram para o prédio de Direitos Humanos encontrar com a Promotora de Direitos Humanos.

Neste encontro, o prof. Cristian explicou o que vem acontecendo no CONAE em Brasília e sobre as propostas que foram rejeitadas na Conferencia Nacional de Educaçao por causa da votação das ONG’s que foram manipulados pelos dirigentes do MEC. O prof. Neivaldo e a Doutora Nídia explicaram sobre a importância da cultura e linguística dos surdos para que a Promotora tomasse ciência.

O outro grupo que foi para a audiência no CONADE – Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, explicou o que aconteceu no CONAE, e a Dra Patricia ressaltou a importância de respeitar a nossa linguística e nossos direitos, e também a Dra. Karin falou sobre o direito de cultura e linguística do povo surdo, com auxilio da intérprete de LIBRAS, Simone. Havia diversos grupos de surdos e ouvintes que participaram da audiência na presença de todos os conselheiros do CONADE que são representantes de diversos órgãos públicos do Governo Federal, o representante do MEC, Sr. Joriam diz que não existe a manipulação dentro da CONAE.

Durante a audiência da Promotora de Direitos Humanos, fomos chamados pelo grupo de surdos através de mensagens do celular pedindo que o grupo de surdos comparecer na CONADE para esclarecer sobre a verdadeira que aconteceu em CONAE. Sairam da Promotora de Direitos Humanos e chegaram no final da reunião da audiência, neste momento o professor Neivaldo esclareceu tudo o que aconteceu e mesmo os dirigentes se manipularam os ONG’s a votar contra as nossas propostas de Educação para Surdos que grupo de surdos fizeram para incluir no Plano Nacional de Educação e foram rejeitadas pela votação da CONAE, o Presidente pediu para encerrar a audiência.

Logo mais tarde, surgiu uma boa noticia que a Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes criou uma portaria 956 de 19 de maio deste ano exigindo a criação de uma comissão que a Secretaria coordenará e acompanhará as politicas públicas voltadas às pessoas surdas com os representantes : Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos e 3 associações de surdos de DF e Associação e ou Sindicato dos Intérpretes de LIBRAS para a participação de reunião.

Quando terminou a audiência da CONADE, os grupos de surdos, líderes, diretores da FENEIS e simpatizantes, foram a pizzaria onde estavam presentes 250 surdos para a comemoração da maior passeata que já reuniram em 4 mil pessoas em todo o Brasil.

Cada líder de comunidade surda aproveita para agradecer o apoio e a luta nesse manifesto e deseja que essa batalha continue em benefício da Educação Bilíngue para Surdos.


Fonte : Neivaldo A. Zovico

Na audiencia com Ministro Fernando Haddad a Diretora de Politicas Educacionais da Feneis, Patricia Rezende e diversos membros de ONG’s.

Ministro Fernando ao lado da equipe de Movimento de Surdos. Aprendeu a fazer o sinal que significa I LOVE YOU.

Movimento dos Surdos chegou na Assembléia Legislativa de Brasilia para participar de Audiência com Senadores.

O Senador Lindberg Farias recebeu a visita dos surdos liderada pela Diretora de Politicas Educacionais Patricia Rezende, também estavam presentes os Deputados Federais Mara Gabrilli e Eduardo Barbosa e o Presidente do CONADE, Moises Bauer e outros.

O auditório lotou e o Senador Lindberg Farias ficou feliz por aplausos dos surdos.

Equipe da Feneis, Prof. Neivaldo – Coordenador Nacional de Acessibilidade, Karin Stroebel – Presidente da Feneis, Paulo Bulhões – Vice Presidente e Patricia Rezende – Diretora de Politicas Educacionais aqui mostrando documento que o Senador Lindberg assinou demonstrando recebimento dos documentos e dossiê.

Durante a manifestação, o coordenador Prof. Neivaldo participou do movimento pedindo a saida da Claudia Dutra e Martinha Claret que são membros do MEC.

Os surdos pediram que Shirley Vilhalva assumisse o cargo da Secretaria de Educação Especial como Assistente Técnica pois é linguista e conhece a fundo a realidade da comunidade surda e suas necessidades.

Os surdos manifestaram-se contra Martinha Claret que afirmou que os surdos não têm cultura.

Contradição: Governo Federal preocupa-se com verbas altas para os implantes cocleares e piora a Educação dos Surdos.

Quando escureceu, os surdos se preparam para caminhar até a Assembleia Legislativa para acender as velas.

Foram ao gramado da Assembleia Legistlativa onde acenderam as velas em forma de laço, representando a luta das minorias.

Equipe de Surdos do Estado de São Paulo que participaram da passeata.

Surdos da Feneis chegando para a passeata em favor do Ensino Bilíngue de Surdos.

Equipe de Líderes e da Feneis preparados para a passeata dos surdos em todo o Brasil.

Formação de fila para a passeata. Carros e ônibus pararam para o movimento.

Reunião de aproximadamente 4.000 surdos a favor do respeito a cultura surda e a exigência de Escola Bilingue para Surdos.

Os surdos reunidos no gramado da Assembleia Legislativa onde se reuniram para a manifestação.

Coordenador Prof. Neivaldo Zovico foi entrevistado por jornalistas e documentaristas, foto tirada pelo fotografo do Jornal do Brasil.

A Presidente da Feneis, Karin Stroebel pronuncia o discurso sobre os nossos direitos linguisticos e a necessidade de manutenção de Escolas Bilingues para Surdos.

Surdos palhaços que fizeram apresentação de teatro sobre O sofrimento dos surdos na Escola Inclusiva desrespeito por sua propria lingua de sinais.

As garotas surdas que dançaram em lingua de sinais sobre a Importancia da Escola Bilingue para Surdos.

Foto com Elke Maravilha que participou do movimento com os surdos e com a Presidente da Feneis Karin Strobel e Diretora Administrativa Nacional da Feneis, Shirley Vilhalva.

Durante a audiência na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, onde o coordenador Prof. Neivaldo fez explicações sobre o que aconteceu no CONAE.

Durante a audiencia da CONADE, Patricia Rezende – Diretora de Politicas Educacionais da Feneis faz o discurso a respeito sobre os direitos linguisticos dos Surdos e a Escola Bilingue para Surdos.

O grupo de surdos assistiram a interpretação da Lingua de Sinais, a Interprete Simone e com a legenda no fundo do Telão.

Faltava pouco tempo para o encerramento, finalmente o coordenador Prof. Neivaldo chegou da Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão para explicar o que houve no CONAE que foram discriminados e humilhados durante a votação das propostas para a Educação para Surdos.

Terminada a audiência, os surdos comemoraram conquistas durante dois dias.

O ator Surdo Nelson Pimenta mostra o prato onde foram reunir na pizzaria para a comemoração de 4.000 pessoas durante na passeata.

Coord. Prof. Neivaldo explica sobre o que é CONADE e CONAE que os sinais são diferentes e também agradeceu a todos pelo comparecimento na luta dos direitos dos surdos mostrando a importância de manterem o foco no PNE para conquista de nossos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário