Aconteceu no dia 07 de fevereiro, na sede da
Secretaria de Direitos Humanos e Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas
Portadora de Deficiência uma audiência com membros da Anatel sobre a Central de
Intermediação de Comunicação do uso do TDD/TS – Telefone para Surdos para saber
se estão em uso ou utilizando outros tipos de tecnologias de comunicação. Participaram muitos representantes de
instituições, entre eles, o Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos
da Feneis, o Prof. Neivaldo A. Zovico e o Sr. Carlos Paiva, o Diretor Regional
da Feneis/DF o Sr. Messias Costa, os Conselheiros do Conade José Carlos e Marcos Bandeira, a Advogada da
CBS Tatyane Dé Carli, a Doutora em Linguística da UnB Lúcia Maria de Assunção Barbosa, a Presidente
da APADA Isabel Alves de Souza e membros da Anatel e outros visitantes.
A audiência foi organizada por Cristina
Camarate Leão que é Especialista em Regulamentação da Anatel com o apoio da
Secretaria de Direitos Humanos que contrataram três interpretes de LIBRAS para
Surdos e também receberam as criticas dos representantes da comunidade surda
para melhorar a comunicação com novas tecnologias. O Coordenador Prof. Neivaldo,
pesquisador com mais de 12 anos de experiência em tecnologia de comunicação, demonstrou
muita preocupação com a comunicação de todos os surdos sinalizados, surdos
oralizados, pessoas ensurdecidas e deficientes da fala.
O Prof. Neivaldo apresentou o trabalho em PPT
com diversos gráficos, diz que a CIC – Central de Intermediação de Comunicação
é importante para a comunidade surda no Brasil para a independência do surdo,
pois necessitam marcar consulta médica, comprar pizza, comprar passagem aérea,
reservas, aluguel de carros, serviços de emergências e etc sem ter que pedir a outra
pessoa para ligar, mas com a evolução de novas tecnologias muitos deixaram de
usar o TDD/TS conforme mostram os dados da pesquisa, os Surdos alegaram que não
usam o TDD/TS e que utilizam atualmente webcam, SMS (torpedo) e chat (on line),
conforme dados da pesquisa realizada pelo site www.centrodepesquisaparasurdos.blogspot.com.
Ainda hoje existe a única empresa que faz a
intermediação de LIBRAS para via oral através de webcam que é videoconferência
com mesmo pago pelo Surdo, a outra empresa que faz intermediação de SMS e chat
para via oral que também é pago pelo Surdo, a única empresa que não cobra é
Operadora OI que faz serviços de intermediação para via oral somente para
clientes da OI que têm pós-pago ou pré-pago.
O Prof. Neivaldo solicitou ‘a Anatel a
elaboração de uma politica surda ajudando os Surdos a terem benefícios de
comunicação como pacotes de dados – SMS, Serviço de Internet móvel 3G e 4G,
serviços de banda larga e equipamentos como tablet, smartphone, videofone e
laptop subsidiados com os fundos pagos ao FUST.
Pediu providencias quanto ao serviço de
atendimento de emergências em todo o Brasil (policia, bombeiro e resgate),
facilitando a comunicação do surdo em casos de emergências. A Policia Militar
do Estado de São Paulo implantou o serviço, mas ainda não está funcionando.
Também solicitou que o SAC – Serviço de
Atendimento ao Consumidor deveria ter equipamentos mais adequados como webcam,
SMS (torpedo) e chat para que os consumidores surdos pudessem ligar. No momento
a Lei de Call Center nº 6.523/2008 obriga as empresas de SAC a comprar o TDD/TS
para atender os consumidores Surdos, mas na verdade ninguém usa por ser uma
tecnologia ultrapassada. O prof. Neivaldo pediu que a Lei exigisse outro tipo
de tecnologia mais atualizada para a comunicação dos consumidores Surdos.
Algumas empresas já mudaram para atendimento on line e SMS (torpedo), pois estas
empresas são conscientes e entenderam que essa é a melhor forma de atendimento
aos consumidores Surdos.
A advogada da CBS, Tatyane concordou com as
declarações do Prof. Neivaldo e pediu para que seja respeitada a opinião dos
surdos.
O conselheiro José Carlos exemplificou que
quando acontece acidente de carros nas estradas com pessoas surdas, estas
acabam indo embora, pois não tem como enviar pedidos de socorro através de SMS,
pois as Concessionárias de Estrada não tem atendimento via SMS.
O Diretor Regional da Feneis/DF, Messias Costa
diz que usa a internet para se comunicar com amigos através de webcam, pois os
surdos não compreendem muito a língua portuguesa por causa da estrutura gramatical.
A maioria dos Surdos usam frases mais simples e também escrevem sem a estrutura
gramatical da língua portuguesa, algumas pessoas conseguem compreender frases feitas
pelos Surdos, mas pretendem ter smartphone para a comunicação via webcam, chat
e SMS (torpedo), mas não tem condições para comprar.
A doutora em linguística Lucia Barbosa,
explicou sobre a Identidade do Surdo, que a aquisição da linguagem dos Surdos é
através de LIBRAS, uma linguagem visual, alguns Surdos conseguem fazer a leitura
labial, mas o mais importante é que todos querem a visualização por isso a
doutora pediu a Anatel que reconheça os Direitos dos Surdos sinalizados porque
eles precisam de comunicação visual através de webcam e que deveriam aceitar as opiniões dos Surdos.
A Presidente da Apada, Isabel Alves de Souza disse
que os surdos não usam TDD/TS porque não estão instalados em lugares públicos
ou estão muito longe por isso os surdos não querem usar e também precisa de
mais divulgação sobre o TDD/TS - telefone para surdos, o discurso da Presidente
Isabel foi ignorado pelos Surdos e visitantes, pois todos entendem que essa tecnologia é velha, ela entregou o documento da
manifestação do TDD/TS para a Cristina
Leão do Anatel.
Antes de terminar a reunião, Cristina Leão
agradeceu a todos a participação com criticas e sugestão para melhorar a
comunicação do CIC para Surdos, prometeu que vai se reunir com os membros da
Anatel para resolver e melhorar a comunicação dos Surdos e também pediu a todos
representantes que houvesse mais mobilizações das associações para que o
Governo pudesse ver o que nós, surdos, precisamos para uma melhor comunicação.
Fonte : Neivaldo A. Zovico
O Prof. Neivaldo apresenta o trabalho de
pesquisa que foi feito pelos surdos para o uso do CIC – Central de
Intermediação de Comunicação usados pelos Surdos.
O Prof. Neivaldo apresenta o gráfico
sobre o uso do TDD/TS – Telefone para Surdos é uma tecnologia velha que ninguém
estão usando.
Vários representantes
de Instituições da Comunidade Surda assistiram a critica de cada pessoa sobre o
uso do CIC – Central de Intermediação de Comunicação com uso do TDD/TS.
Ótima matéria mas me espanto como infelizmente o surdo ainda hoje não é respeitado, acho um absurdo ele ter que provar para algumas pessoas ouvintes e pretenciosas que se julgam entendedoras do assunto mais que o próprio surdo o que é melhor para a sua própria vida!!!
ResponderExcluirPatricia Lopes,
ResponderExcluirSim, é infelizmente a sociedade brasileira ainda não tem consciência o que precisa a comunicação dos surdos e deixando muitos isolados sem a comunicação.
Obrigado por me acompanhar.
Abraços
prof. Neivaldo Zovico