sexta-feira, 9 de março de 2012

Coordenador Nacional de Acessibilidade participou na Reunião do Anatel sobre CIC – Central de Intermediação de Comunicação


Aconteceu no dia 07 de fevereiro, na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadora de Deficiência uma audiência com membros da Anatel sobre a Central de Intermediação de Comunicação do uso do TDD/TS – Telefone para Surdos para saber se estão em uso ou utilizando outros tipos de tecnologias de comunicação.  Participaram muitos representantes de instituições, entre eles, o Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis, o Prof. Neivaldo A. Zovico e o Sr. Carlos Paiva, o Diretor Regional da Feneis/DF o Sr. Messias Costa, os  Conselheiros do Conade  José Carlos e Marcos Bandeira, a Advogada da CBS Tatyane Dé Carli, a Doutora em Linguística da UnB  Lúcia Maria de Assunção Barbosa, a Presidente da APADA Isabel Alves de Souza e membros da Anatel e outros visitantes.
A audiência foi organizada por Cristina Camarate Leão que é Especialista em Regulamentação da Anatel com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos que contrataram três interpretes de LIBRAS para Surdos e também receberam as criticas dos representantes da comunidade surda para melhorar a comunicação com novas tecnologias. O Coordenador Prof. Neivaldo, pesquisador com mais de 12 anos de experiência em tecnologia de comunicação, demonstrou muita preocupação com a comunicação de todos os surdos sinalizados, surdos oralizados, pessoas ensurdecidas e deficientes da fala.
O Prof. Neivaldo apresentou o trabalho em PPT com diversos gráficos, diz que a CIC – Central de Intermediação de Comunicação é importante para a comunidade surda no Brasil para a independência do surdo, pois necessitam marcar consulta médica, comprar pizza, comprar passagem aérea, reservas, aluguel de carros, serviços de emergências e etc sem ter que pedir a outra pessoa para ligar, mas com a evolução de novas tecnologias muitos deixaram de usar o TDD/TS conforme mostram os dados da pesquisa, os Surdos alegaram que não usam o TDD/TS e que utilizam atualmente webcam, SMS (torpedo) e chat (on line), conforme dados da pesquisa realizada pelo site www.centrodepesquisaparasurdos.blogspot.com.
Ainda hoje existe a única empresa que faz a intermediação de LIBRAS para via oral através de webcam que é videoconferência com mesmo pago pelo Surdo, a outra empresa que faz intermediação de SMS e chat para via oral que também é pago pelo Surdo, a única empresa que não cobra é Operadora OI que faz serviços de intermediação para via oral somente para clientes da OI que têm pós-pago ou pré-pago.
O Prof. Neivaldo solicitou ‘a Anatel a elaboração de uma politica surda ajudando os Surdos a terem benefícios de comunicação como pacotes de dados – SMS, Serviço de Internet móvel 3G e 4G, serviços de banda larga e equipamentos como tablet, smartphone, videofone e laptop subsidiados com os fundos pagos ao FUST.
Pediu providencias quanto ao serviço de atendimento de emergências em todo o Brasil (policia, bombeiro e resgate), facilitando a comunicação do surdo em casos de emergências. A Policia Militar do Estado de São Paulo implantou o serviço, mas ainda não está funcionando.
Também solicitou que o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor deveria ter equipamentos mais adequados como webcam, SMS (torpedo) e chat para que os consumidores surdos pudessem ligar. No momento a Lei de Call Center nº 6.523/2008 obriga as empresas de SAC a comprar o TDD/TS para atender os consumidores Surdos, mas na verdade ninguém usa por ser uma tecnologia ultrapassada. O prof. Neivaldo pediu que a Lei exigisse outro tipo de tecnologia mais atualizada para a comunicação dos consumidores Surdos. Algumas empresas já mudaram para atendimento on line e SMS (torpedo), pois estas empresas são conscientes e entenderam que essa é a melhor forma de atendimento aos consumidores Surdos.
A advogada da CBS, Tatyane concordou com as declarações do Prof. Neivaldo e pediu para que seja respeitada a opinião dos surdos.
O conselheiro José Carlos exemplificou que quando acontece acidente de carros nas estradas com pessoas surdas, estas acabam indo embora, pois não tem como enviar pedidos de socorro através de SMS, pois as Concessionárias de Estrada não tem atendimento via SMS.
O Diretor Regional da Feneis/DF, Messias Costa diz que usa a internet para se comunicar com amigos através de webcam, pois os surdos não compreendem muito a língua portuguesa por causa da estrutura gramatical. A maioria dos Surdos usam frases mais simples e também escrevem sem a estrutura gramatical da língua portuguesa, algumas pessoas conseguem compreender frases feitas pelos Surdos, mas pretendem ter smartphone para a comunicação via webcam, chat e SMS (torpedo), mas não tem condições para comprar.
A doutora em linguística Lucia Barbosa, explicou sobre a Identidade do Surdo, que a aquisição da linguagem dos Surdos é através de LIBRAS, uma linguagem visual, alguns Surdos conseguem fazer a leitura labial, mas o mais importante é que todos querem a visualização por isso a doutora pediu a Anatel que reconheça os Direitos dos Surdos sinalizados porque eles precisam de comunicação visual através de webcam e que deveriam  aceitar as opiniões dos Surdos.
A Presidente da Apada, Isabel Alves de Souza disse que os surdos não usam TDD/TS porque não estão instalados em lugares públicos ou estão muito longe por isso os surdos não querem usar e também precisa de mais divulgação sobre o TDD/TS - telefone para surdos, o discurso da Presidente Isabel foi ignorado pelos Surdos e visitantes, pois todos entendem que essa tecnologia  é velha, ela entregou o documento da manifestação do TDD/TS  para a Cristina Leão do Anatel.

Antes de terminar a reunião, Cristina Leão agradeceu a todos a participação com criticas e sugestão para melhorar a comunicação do CIC para Surdos, prometeu que vai se reunir com os membros da Anatel para resolver e melhorar a comunicação dos Surdos e também pediu a todos representantes que houvesse mais mobilizações das associações para que o Governo pudesse ver o que nós, surdos, precisamos para uma melhor comunicação.

Fonte : Neivaldo A. Zovico

O Prof. Neivaldo apresenta o trabalho de pesquisa que foi feito pelos surdos para o uso do CIC – Central de Intermediação de Comunicação usados pelos Surdos.

O Prof. Neivaldo apresenta o gráfico sobre o uso do TDD/TS – Telefone para Surdos é uma tecnologia velha que ninguém estão usando.

Vários representantes de Instituições da Comunidade Surda assistiram a critica de cada pessoa sobre o uso do CIC – Central de Intermediação de Comunicação com uso do TDD/TS.                                                              

2 comentários:

  1. Ótima matéria mas me espanto como infelizmente o surdo ainda hoje não é respeitado, acho um absurdo ele ter que provar para algumas pessoas ouvintes e pretenciosas que se julgam entendedoras do assunto mais que o próprio surdo o que é melhor para a sua própria vida!!!

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  2. Patricia Lopes,
    Sim, é infelizmente a sociedade brasileira ainda não tem consciência o que precisa a comunicação dos surdos e deixando muitos isolados sem a comunicação.
    Obrigado por me acompanhar.
    Abraços
    prof. Neivaldo Zovico

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