terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos visita Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoa com Deficiencia

O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos visitou o primeiro Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiencia nos dias de 8 a 10 de dezembro realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiencia.
O objetivo deste evento é promover a discussão da importância das tecnologias assistivas e ajudas tecnicas que serão utilizados no dia-a-dia das pessoas com deficiencia, onde os deficientes, profissionais, educadores a conhecer novas tecnologias trazidas pelos 57 expositores deste evento.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com deficiencia, Dra. Linamara que fez a abertura das exposição das tecnologias assistivas e ajudas tecnicas mas não teve interprete de LIBRAS e sim legenda no telão que interpretava onde a Dra. Linamara discutia, porém Organização do Evento diz que os surdos poderão ler legenda no telão por causa da nova tecnologia, mas não sabia que alguns surdos tem dificuldade em ler a lingua portuguesa e é necessário o uso de intérprete de LIBRAS para comunicar com eles.
O coordenador visitou todas as tecnologias e considerou acessíveis tais tecnologias para os Surdos : relógio despertador vibratório protótipo feito pelo SENAI, livro diversas categorias frutas, animais, etc com desenhos de LIBRAS e braile juntos onde os surdos, cegos e ou surdos-cegos poderão ler, FONE FÁCIL que converte as mensagens digitas pelo celular em voz e vice versa e CPqD que realizou o atendimento do site que é feito em LIBRAS em desenho que movimenta.
O coordenador Sr. Neivaldo alega que faltam muitas empresas que poderão desenvolver os produtos para o povo surdo, pois a comunicação dos surdos é visual e vibração pois no Brasil existem 6 milhões de surdos.

A Dra. Linamara fez abertura com a sua discussão traduzido pela legenda no telão e não havia o interprete de LIBRAS.
O Coordenador Nacional de Acessibilidade da Feneis-SP demonstra o aparelho celular SMART da FONE FÁCIL que faz conversão das mensagens do torpedo para voz onde o Consultor Alexandre escuta.

O Coordenador Sr. Neivaldo Zovico apresentou a Secretaria Dra. Linamra para conhecer o Consultor Alexandre da FONE FÁCIL, e ela gostou da nova tecnologia para surdos.

fonte : Neivaldo Zovico

Um comentário:

  1. Professor,sou ouvinte e professora de História e Educação Especial em Curitiba.Gostei muito do seu blog, pois tenho alunos surdos e é bom que sejam sempre lembrados e valorizados e façam parte da nossa sociedade como lhes é de direito. Abraço.

    ResponderExcluir