terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos testa o CELIG – Central de LIBRAS, interpretes e Guias-Interpretes


No dia 17 de dezembro deste ano, o Coordenador Nacional de Acessibilidade da Feneis Sr. Neivaldo A. Zovico visita e testa o CELIG – Central de LIBRAS, Interpretes e Guias-Interpretes na Subprefeitura da Sé na Cidade de São Paulo onde obter as informações sobre serviços da Prefeitura de São Paulo.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida implantou os três pilotos em subprefeitura que são Sé, Mooca e Lapa em teste e em seis meses deverão implantar em todas as subprefeituras.
O coordenador entrou na subprefeitura como se fosse consumidor e cidadão surdo da cidade de São Paulo acompanhado do ouvinte Carlos Paiva.
Chegando na subprefeitura não havia placa onde que indicasse o CELIG, e quando fui procurar descobri que ficava no piso inferior.
Chegando lá a recepcionista percebeu que eu fiz sinal SURDO e me encaminhou até o atendente para aguardar a chamada, fui chamado pelo atendente, tentou ligar o CELIG e chamar intérprete de LIBRAS para que eu pudesse comunicar e traduzir para o atendente que demorou em aparecer.
Neste momento percebi que a tela é pequena para visualizar e também posição da câmera estava errada para ver, mas deu para conversar e pedi as informações sobre o ISS com dívidas para interprete e ele traduziu em fala para o atendente e este passou o texto para intérprete para que traduzisse em LIBRAS para mim e vice versa.
A comunicação do interprete da CELIG foi perfeitamente e deu para conseguir entender o que atendente me falou sobre as dividas do ISS, mas a parte técnica tem que alterar algumas coisas para melhorar.
Neste dia fomos à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para fazer uma reunião sobre CELIG com Assessor Especial, Roberto Belleza, interprete de LIBRAS Elaine, Assessora de Comunicação Camila e os assistentes Laila e Paulo Vieira, expliquei o que poderia ser melhorado no atendimento do CELIG para melhorar o uso da central pelos Surdos. O Assessor Roberto Belleza agradeceu pela colaboração e realização do teste e os critérios e disse que iria resolver a situação para melhorar o atendimento dos surdos e pediu para que os Surdos venham fazer teste para saber como está o funcionamento e darem também suas opiniões.
fonte : Neivaldo Zovico

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