sábado, 3 de abril de 2010

Na TV BRASIL: Os alunos surdos aprendem sua língua na Escola de Surdos

Foi lançado o novo DEIT-LIBRAS: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trinlingue da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com 14 mil verbetes em português, 9.828 sinais e 56 mil verbetes em inglês elaborados pelos pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP, Fernando Capovilla e a turma de psicologia da USP.
O lançamento do livro é muito importante para todos, pois no Brasil existem seis milhões de pessoas surdas e deficientes auditivos que poderão aprender ainda mais a sua própria Língua e melhorar a comunicação dentro da sociedade brasileira.
O Prof. Capovilla foi entrevistado pela TV BRASIL e explicou que existem as escolas somente para surdos onde a língua de instrução é a própria língua do Surdo. O lançamento do dicionário é importante para que os professores das diversas áreas das escolas comuns aprendam a LIBRAS.
No dia seguinte o jornalista da TV BRASIL foi para a Escola Municipal de Educação Especial Helen Keller que fica no Bairro da Aclimação na cidade de São Paulo, uma das seis Escolas Municipais de São Paulo, a maior e mais antiga.
A TV BRASIL queria mais informações importantes e divulgar em todo o Brasil a Língua de Sinais. Foram entrevistados um aluno surdo, o professor surdo Neivaldo A. Zovico e a Diretora da Escola Monica Amoroso.

video

Um comentário:

  1. Olá, sou professora recem formada. Tive Libras na faculdade durante 1 semestre (40 horas). O que aprendemos é absolutamente insuficiente para recebermos um aluno surdo, por isso , procurei a FENEIS para realmente aprender Libras. Acredito que os cursos de licenciatura ainda não estão preparando de fato, os futuros professores, para trabalhar com surdos.

    ResponderExcluir