sexta-feira, 8 de julho de 2011

Coordenador de Acessibilidade faz palestra Congresso de Medicina sobre o projeto “LIBRAS em Saúde”

Nos dias 10, 11 e 12 de junho deste ano na cidade de São Paulo, foi realizado o 2º Congresso Acadêmico da APM - Associação Paulista de Medicina e outras instituições de medicina também colaboraram com o evento, como : AMB – Associação Médica Brasileira, ABLAM – Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas, Núcleo de Saúde Jr. e a IFMSA-Brazil.

Foram dois dias com intensa programação científica e humanizada com apoio do Governo do Estado de São Paulo, no Prédio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP.

No dia 11 de junho, o professor Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da FENEIS, Prof. Neivaldo Augusto Zovico realizou palestra sobre a importância do ensino de LIBRAS aos profissionais e estudantes da área de saúde.

A palestra contou com interpretação de Andrea Martinho e serviu para propagar a importância do conhecimento da LIBRAS no contexto da Saúde.

O Prof. Neivaldo aproveitou para explicar sobre como atender aos surdos no contexto hospitalar tanto nos hospitais como em consultórios, onde os médicos deverão conhecer um pouco sobre LIBRAS.

É importante que os profissionais saibam noções sobre a cultura dos Surdos e particularidades como a NÃO necessidade de gritar ou falar em voz alta, considerando sua deficiência. O professor ainda contou episódios pelos quais já passou em consultas, como o constrangimento em perceber o profissional escrevendo e falando com a cabeça abaixada, desconsiderando a sua deficiência. O mais importante nesses atendimentos é que o profissional saiba colocar-se na situação do paciente, levando em conta sua deficiência e a necessidade da adaptação no atendimento. Assim, o mais importante, mesmo que o profissional não saiba língua de sinais é que este tenha paciência na comunicação e transmissão de informações. O surdo se oralizado, compreenderá a fala pausada do médico. Caso o paciente seja usuário exclusivo de língua de sinais, a presença de um intérprete será necessária.

Diante desses exemplos vividos pelo professor, os alunos e participantes do congresso puderam perceber a importância na aprendizagem da LIBRAS no contexto da Saúde. A LIBRAS é uma língua como qualquer outra, somente o canal de comunicação é diferente das línguas orais, pois ela é ESPAÇO-VISUAL.

Finalizando, o Sr. Guilherme Sperling Torezani estudante de medicina, National Officer on Medical Education 2010.2 – 2011, International Federation Of Medical Students' Associations - Brazil (IFMSA-Brazil), Presidente do I Simpósio da IFMSA-Brazil, deu a palavra aos estudantes e participantes do Congresso e salientou a importância na aprendizagem do curso de LIBRAS, para uma melhor comunicação e atendimento do paciente surdo. Também salientou a necessidade de todas as faculdades acompanharem o Decreto de LIBRAS nº 5.626/2005 dentro das disciplinas.

Fonte : Neivaldo Zovico

O professor Neivaldo faz a palestra aos estudantes de Medicina no Congresso a importância de aprender em LIBRAS para atender pacientes surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário