domingo, 31 de julho de 2011

Grupo de Surdos criticam tecnologias de comunicação para Surdos no Fórum Alô Brasil! promovido pela ANATEL

Aconteceu no dia 18 de julho, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, a 4ª. etapa do Fórum Alô Brasil, que reuniu mais de 140 pessoas e muitos representantes surdos.

Entre eles : o Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis, Sr. Neivaldo Zovico, o Presidente da Associação dos Surdos de São Paulo, Sr. Paullo Vieira, o Professor Surdo Alexandre Melendez, o Executivo da Empresa Viable, Alexandre Grade e um grupo de surdos da cidade de Franca trazidos pela APADA-Franca a fim de incentivar a participação social no processo de regulamentação de leis para melhoria da comunicação em todo o Brasil.

Compareceram à abertura do evento o Presidente da ANATEL, Embaixador Ronaldo Sardenberg, a Superintendente Executiva da Agência, Simone Scholze, a chefe da Assessoria de Relações com Usuários, Rúbia Marize de Araujo, o gerente do Escritório Regional da ANATEL em São Paulo, Everaldo Gomes Ferreira, e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, o deputado federal Roberto Santiago.

Como todo evento em que há participação de surdos, o Coordenador Neivaldo havia ressaltado a importância para os organizadores da ANATEL de que houvesse a presença de um intérprete em Língua de Sinais para o entendimento de todo o conteúdo pelos participantes Surdos.

Porém, mais uma vez a organização do evento falhou e não havia pessoa adequada para tal tarefa. Inicialmente foi sugerida a Sra. Presidente da APADA- Franca Isabel Alves de Souza, mas não se tratava de profissional com experiência, o que deixou os Surdos também descontentes. Diante da dificuldade o Coordenador Neivaldo e os próprios Surdos participantes, mobilizaram-se para chamar amigos intérpretes profissionais, e por fim conseguiram 3 intérpretes: Wilson (intérprete da Feneis-SP), Cynthia e Renato, que revezaram-se nas interpretações.

O evento seguiu-se pela tarde com uma reunião específica para o público Surdo com a presença de diversas pessoas que trabalham na ANATEL e Comissão de Defesa ao Consumidor, Irani Cardoso Silva – gerente Geral de Planejamento e Contratação substituta da Superintendencia de Universalização da ANATEL, Lila Ganzer – Especialista em Regulação – Superintendencia de Universalização da ANATEL, Carolina Guedes – Especialista em Regulação Superintendência de Serviços Privados, Anderson Pereira – Assessor do Deputado Roberto Santiago, Vlamir Carvalho – Consultor da Kyron Tranining, com o objetivo de mostrarem o que está sendo feito pela ANATEL e conversarem sobre o que os Surdos precisam hoje nas comunicações e discussão de formas de como melhorar esse setor para esta população.

Houve a apresentação da Sra. Lila da ANATEL mostrando as instalações dos telefones para Surdos e que estão aumentando. O Prof. Neivaldo fez a colocação de que mesmo com estes telefones aumentando nas instalações os Surdos não estão sendo beneficiados, pois estes equipamentos são ultrapassados e não são usados efetivamente pela sociedade Surda.

Os Surdos presentes, então manifestaram-se em massa, reiterando positivamente a afirmação do Coordenador, de que o TDD é tecnologia ultrapassada e de que hoje eles são usuários de internet (através chats e web cam) e SMS-torpedos de celular para comunicarem entre si.

O Coordenador também aproveitou para manifestar sua indignação de que o dinheiro do FUST (Fundo de Universalização dos Sistemas de Telecomunicações está sendo mal empregado, uma vez que não beneficia a população no que ela mais precisa.

O Sr. Paulo Vieira da Associação dos Surdos de São Paulo também manifestou-se dizendo que a entidade tem um telefone para Surdo instalado, mas ninguém o utiliza, pois preferem a facilidade da comunicação moderna através de SMS, web chat e web cam.

Houve ainda a manifestação do prof. Surdo Alexandre dizendo que numa tentativa de atendimento da empresa NET, levou muitas horas para resolução de seu problema e que o telefone para surdos não é suficiente para os Surdos comunicarem-se e confirmou o uso de SMS, web chat e web cam

Uma pesssoa surda de Franca disse que teve problemas com agência bancária que orientou-a a usar o telefone para Surdo para desbloqueio de cartão, coisa impossível de se fazer, pois os aparelhos praticamente não existem ou quando existem, não funcionam bem.

Carlos Paiva, ouvinte e membro da Coordenadoria de Acessibilidade, manifestou-se dizendo que os surdos não possuem pacotes específicos para acesso a dados no celular e que para usarem internet no celular precisam pagar junto planos de voz que não são usados. Ressaltou a importância da existência de planos específicos para a Comunidade Surda e com valores economicamente acessíveis.

Também citou o descaso com as reivindicações feitas na ocasião da consulta pública sobre as Centrais de Intermediação 142, feita em 2008. Afirmou que muitos representantes da comunidade surda, intérpretes e ouvintes pediram que estas Centrais utilizassem tecnologias modernas como Web Chat, SMS e Vídeo para esta intermediação. A resolução nº 509 de 14 de agosto de 2008, não colocou nenhuma destas novas tecnologias, mantendo o 142 pelo TDD. Então por que pedem para que os Surdos participem de Audiencia Pública se nada acontece? A ANATEL pensa que somos palhaços, e não respeita a nossa opinião?

O Executivo da Empresa Viable, Alexandre Grade, citou que 93% dos surdos brasileiros conhecem pouco a Língua Portuguesa e por isso é necessário o uso do vídeo chamada para comunicar em LIBRAS pois nos Estados Unidos e Europa que todos comunicam em Língua de Sinais através de vídeo chamada e distribuídos gratuitos para pessoas surdas.

Um consumidor surdo Armando que veio de Londrina citou um episódio em que viu um telefone para Surdo pela primeira vez numa lotérica e nem ele mesmo sabia para que servia aquilo. Quando perguntou para a atendente se algum dia viu alguém usando, a moça respondeu que nunca havia visto.

A consumidora surda Alisney de Franca disse que na cidade de Franca tem telefone para surdos mas ninguém usa, a comunidade surda da Franca usa muito mais as facilidades de internet e SMS para comunicarem-se.

A Presidente da APADA – Franca, Isabel diz que fez solicitações sobre instalação do telefone para surdos na cidade da Franca onde os surdos moram, porque os surdos usam e existe o direito dos surdos.

Depois de discussão sobre a velha tecnologia de comunicação que é telefone para surdos, existe a influencia do fabricante de telefone para surdos fizeram acordo com a instituição a fazer solicitações para instalação do telefone para surdos que os surdos nem estão sabendo de nada se são necessário ou não.

Foi pedido para que a ANATEL fizesse uma auditoria junto às operadoras que instalaram os TDD e verificasse quantos minutos são usados em cada um destes telefones, para ter a certeza quanto à sua utilização.

Ao final da reunião, o prof. Neivaldo solicitou ao Presidente da ANATEL Sr. Ronaldo que escutasse as reivindicações da comunidade surda para as mudanças necessárias na área de telecomunicações para os Deficientes Auditivos e Surdos e também entregou uma carta oficio em nome da FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos com as reivindicações da comunidade e dados que o mesmo vem colhendo ao longo desses anos atuando no ramo de Acessibilidade para Surdos junto a entidade. Também foram entregues exemplares da revista Reação, com artigos publicados por ele com o mesmo tema.


Depois do almoço, todos foram para sala de reunião onde debateram as criticas dos surdos sobre as tecnologias de comunicação, com a presença de interprete de LIBRAS.

O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos, prof. Neivaldo entrega Oficio documentando as necessidades dos Surdos e as revistas com artigos escritos por ele, para que a Anatel tenha conhecimento das novas tecnologias de comunicação dos surdos.

Surdos e ouvintes reunidos junto com o Presidente da Anatel Ronaldo Sardenberg.

Fonte : Neivaldo Zovico














































































3 comentários:

  1. É um descaso realmente, esse telefone que empresas e bancos pedem para os surdos ligarem dificilmente funcionam, e se funcionam muitos surdos nem sequer são informados de que aparelho se trata.

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  2. Oi Neivaldo, que bom que os Surdos tiveram "voz" neste evento, e que bom que você conseguiu mobilizar muita gente. Esse é um grande passo. A organização quando me ligou aqui em Brasília havia garantido que teriam intérpretes, realmente não sei o que aconteceu. Parabéns por sua atuação e a de todos os Surdos presentes. Sozinhos sonhamos, juntos construímos.

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  3. é dificuldade ligar atendimento para o banco e empresas. temos enfrentar maior comnunicado por falta de aparelho e fax. se funcionar tecnologica pode ajudam os negocios dos surdos crescer es empreendedores.

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