Aconteceu no dia 18 de julho, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, a 4ª. etapa do Fórum Alô Brasil, que reuniu mais de 140 pessoas e muitos representantes surdos.
Entre eles : o Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Feneis, Sr. Neivaldo Zovico, o Presidente da Associação dos Surdos de São Paulo, Sr. Paullo Vieira, o Professor Surdo Alexandre Melendez, o Executivo da Empresa Viable, Alexandre Grade e um grupo de surdos da cidade de Franca trazidos pela APADA-Franca a fim de incentivar a participação social no processo de regulamentação de leis para melhoria da comunicação em todo o Brasil.
Compareceram à abertura do evento o Presidente da ANATEL, Embaixador Ronaldo Sardenberg, a Superintendente Executiva da Agência, Simone Scholze, a chefe da Assessoria de Relações com Usuários, Rúbia Marize de Araujo, o gerente do Escritório Regional da ANATEL em São Paulo, Everaldo Gomes Ferreira, e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, o deputado federal Roberto Santiago.
Como todo evento em que há participação de surdos, o Coordenador Neivaldo havia ressaltado a importância para os organizadores da ANATEL de que houvesse a presença de um intérprete em Língua de Sinais para o entendimento de todo o conteúdo pelos participantes Surdos.
Porém, mais uma vez a organização do evento falhou e não havia pessoa adequada para tal tarefa. Inicialmente foi sugerida a Sra. Presidente da APADA- Franca Isabel Alves de Souza, mas não se tratava de profissional com experiência, o que deixou os Surdos também descontentes. Diante da dificuldade o Coordenador Neivaldo e os próprios Surdos participantes, mobilizaram-se para chamar amigos intérpretes profissionais, e por fim conseguiram 3 intérpretes: Wilson (intérprete da Feneis-SP), Cynthia e Renato, que revezaram-se nas interpretações.
O evento seguiu-se pela tarde com uma reunião específica para o público Surdo com a presença de diversas pessoas que trabalham na ANATEL e Comissão de Defesa ao Consumidor, Irani Cardoso Silva – gerente Geral de Planejamento e Contratação substituta da Superintendencia de Universalização da ANATEL, Lila Ganzer – Especialista em Regulação – Superintendencia de Universalização da ANATEL, Carolina Guedes – Especialista em Regulação Superintendência de Serviços Privados, Anderson Pereira – Assessor do Deputado Roberto Santiago, Vlamir Carvalho – Consultor da Kyron Tranining, com o objetivo de mostrarem o que está sendo feito pela ANATEL e conversarem sobre o que os Surdos precisam hoje nas comunicações e discussão de formas de como melhorar esse setor para esta população.
Houve a apresentação da Sra. Lila da ANATEL mostrando as instalações dos telefones para Surdos e que estão aumentando. O Prof. Neivaldo fez a colocação de que mesmo com estes telefones aumentando nas instalações os Surdos não estão sendo beneficiados, pois estes equipamentos são ultrapassados e não são usados efetivamente pela sociedade Surda.
Os Surdos presentes, então manifestaram-se em massa, reiterando positivamente a afirmação do Coordenador, de que o TDD é tecnologia ultrapassada e de que hoje eles são usuários de internet (através chats e web cam) e SMS-torpedos de celular para comunicarem entre si.
O Coordenador também aproveitou para manifestar sua indignação de que o dinheiro do FUST (Fundo de Universalização dos Sistemas de Telecomunicações está sendo mal empregado, uma vez que não beneficia a população no que ela mais precisa.
O Sr. Paulo Vieira da Associação dos Surdos de São Paulo também manifestou-se dizendo que a entidade tem um telefone para Surdo instalado, mas ninguém o utiliza, pois preferem a facilidade da comunicação moderna através de SMS, web chat e web cam.
Houve ainda a manifestação do prof. Surdo Alexandre dizendo que numa tentativa de atendimento da empresa NET, levou muitas horas para resolução de seu problema e que o telefone para surdos não é suficiente para os Surdos comunicarem-se e confirmou o uso de SMS, web chat e web cam
Uma pesssoa surda de Franca disse que teve problemas com agência bancária que orientou-a a usar o telefone para Surdo para desbloqueio de cartão, coisa impossível de se fazer, pois os aparelhos praticamente não existem ou quando existem, não funcionam bem.
Carlos Paiva, ouvinte e membro da Coordenadoria de Acessibilidade, manifestou-se dizendo que os surdos não possuem pacotes específicos para acesso a dados no celular e que para usarem internet no celular precisam pagar junto planos de voz que não são usados. Ressaltou a importância da existência de planos específicos para a Comunidade Surda e com valores economicamente acessíveis.
Também citou o descaso com as reivindicações feitas na ocasião da consulta pública sobre as Centrais de Intermediação 142, feita em 2008. Afirmou que muitos representantes da comunidade surda, intérpretes e ouvintes pediram que estas Centrais utilizassem tecnologias modernas como Web Chat, SMS e Vídeo para esta intermediação. A resolução nº 509 de 14 de agosto de 2008, não colocou nenhuma destas novas tecnologias, mantendo o 142 pelo TDD. Então por que pedem para que os Surdos participem de Audiencia Pública se nada acontece? A ANATEL pensa que somos palhaços, e não respeita a nossa opinião?
O Executivo da Empresa Viable, Alexandre Grade, citou que 93% dos surdos brasileiros conhecem pouco a Língua Portuguesa e por isso é necessário o uso do vídeo chamada para comunicar em LIBRAS pois nos Estados Unidos e Europa que todos comunicam em Língua de Sinais através de vídeo chamada e distribuídos gratuitos para pessoas surdas.
Um consumidor surdo Armando que veio de Londrina citou um episódio em que viu um telefone para Surdo pela primeira vez numa lotérica e nem ele mesmo sabia para que servia aquilo. Quando perguntou para a atendente se algum dia viu alguém usando, a moça respondeu que nunca havia visto.
A consumidora surda Alisney de Franca disse que na cidade de Franca tem telefone para surdos mas ninguém usa, a comunidade surda da Franca usa muito mais as facilidades de internet e SMS para comunicarem-se.
A Presidente da APADA – Franca, Isabel diz que fez solicitações sobre instalação do telefone para surdos na cidade da Franca onde os surdos moram, porque os surdos usam e existe o direito dos surdos.
Depois de discussão sobre a velha tecnologia de comunicação que é telefone para surdos, existe a influencia do fabricante de telefone para surdos fizeram acordo com a instituição a fazer solicitações para instalação do telefone para surdos que os surdos nem estão sabendo de nada se são necessário ou não.
Foi pedido para que a ANATEL fizesse uma auditoria junto às operadoras que instalaram os TDD e verificasse quantos minutos são usados em cada um destes telefones, para ter a certeza quanto à sua utilização.
Ao final da reunião, o prof. Neivaldo solicitou ao Presidente da ANATEL Sr. Ronaldo que escutasse as reivindicações da comunidade surda para as mudanças necessárias na área de telecomunicações para os Deficientes Auditivos e Surdos e também entregou uma carta oficio em nome da FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos com as reivindicações da comunidade e dados que o mesmo vem colhendo ao longo desses anos atuando no ramo de Acessibilidade para Surdos junto a entidade. Também foram entregues exemplares da revista Reação, com artigos publicados por ele com o mesmo tema.
Depois do almoço, todos foram para sala de reunião onde debateram as criticas dos surdos sobre as tecnologias de comunicação, com a presença de interprete de LIBRAS.
O Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos, prof. Neivaldo entrega Oficio documentando as necessidades dos Surdos e as revistas com artigos escritos por ele, para que a Anatel tenha conhecimento das novas tecnologias de comunicação dos surdos.
Surdos e ouvintes reunidos junto com o Presidente da Anatel Ronaldo Sardenberg.
Fonte : Neivaldo Zovico
É um descaso realmente, esse telefone que empresas e bancos pedem para os surdos ligarem dificilmente funcionam, e se funcionam muitos surdos nem sequer são informados de que aparelho se trata.
ResponderExcluirOi Neivaldo, que bom que os Surdos tiveram "voz" neste evento, e que bom que você conseguiu mobilizar muita gente. Esse é um grande passo. A organização quando me ligou aqui em Brasília havia garantido que teriam intérpretes, realmente não sei o que aconteceu. Parabéns por sua atuação e a de todos os Surdos presentes. Sozinhos sonhamos, juntos construímos.
ResponderExcluiré dificuldade ligar atendimento para o banco e empresas. temos enfrentar maior comnunicado por falta de aparelho e fax. se funcionar tecnologica pode ajudam os negocios dos surdos crescer es empreendedores.
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