quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ATENDIMENTO VISUAL NA LANCHONETE

Por Neivaldo Zovico

No dia 29 de dezembro de 2009, eu e um grupo de amigos surdos, Shirley Vilhalva (Diretora Administrativa da Feneis), Moryse Saruta (Diretora Regional da Feneis-SP), Sidney Galindo e Natany Vilhalva (ouvinte - filha da Shirley), fomos à feira-livre central na cidade de Campo Grande – MS. Um espaço tradicional na cidade, que recebe um grande número de turistas e também municipes, funciona no período da noite até de madrugada.

Ao chegar em uma das barracas, percebemos uma simples ferramenta que torna o atendimento acessível para os surdos, não é preciso gritar para chamar o garçom, basta apertar o botão de um equipamento sem fio que fica em cima de cada mesa, ao acioná-lo aparece o número da mesa que está chamando em um painel eletrônico, o garçom se dirige até a mesa para atender, além da acessibilidade é uma boa opção para oferecer um melhor atendimento, mais organização, os clientes não ficam esparando. Vejam as fotos.

Espero que com bons exemplos, donos de restaurantes e bares invistam na acessibilidade para surdos, e que as associações e entidades dessa classe, gastronomia, hotelaria e turismo divulgue as possibilidades e novidades de acessibilidade visual para atender cada vez melhor a comunidade surda no Brasil.
Prof. Neivaldo (Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos) chamando o garçom, equipamento de controle sem fio e atrás o painel eletrônico onde aparece os numeros das mesas.
Ao pressionar o botão do controle sem fio o numero 06 da mesa aparece imediatamente no painel eletronico.
No painel eletrônico vai aparecendo por ordem de acionamento, a primeira mesa para ser atendida é a 06 e depois a mesa 22.

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